DESPUÉS



Release

Gerado a partir da observação e incorporação de algumas imagens da fotógrafa norte-americana Diane Arbus através da articulação entre o procedimento de Mimese corpórea do LUME Teatro e o Processo dos Vetores da Técnica Klauss Vianna; a concepção dramatúrgica estabeleceu-se na imaginação do corpo que dança junto a essas imagens. Como no trabalho de Arbus, temas como a distorção da imagem social do corpo, a atenção aos momentos “antes e depois” da pose, a temática das festas e bailes de carnaval ajudam a compor o cenário solitário de uma casa, onde uma mulher busca, a partir de sua realidade nua, criar devaneios para suportar a pós euforia da ¨quarta-feira de cinzas¨, nas sensações e variações de estados corporais que acompanham os momentos "após" a festa. A memória e a imaginação tornam-se então as companhias que criam e recriam a casa, o corpo e sua própria vida. 

A ambientação estética, assim como a concepção do movimento dançado buscam explorar a beleza das diferenças; das composições extra-ordinárias que habitam realidades insólitas e paradoxais. Improváveis poéticas e encantamentos que residem não só na imagem, mas na maneira como as observamos, o tempo de dedicação e apreensão de suas particularidades.

Acompanhada então do universo imagético de Arbus, percebo-me dançando junto a todos que compuseram a obra comigo: o diretor Eduardo Brasil, a diretora de arte Anna Kühl, o músico-compositor Silas de Oliveira, a produtora Naiane Beck e a fotógrafa Giovana Pelatti. 

Porque gosto de pessoas, em suas belíssimas diferenças. 
Nunca dançarei sozinha.

Ficha Técnica

Criação e atuação: Ana Clara Amaral
Direção, iluminação e cenário: Eduardo Brasil
Direção de arte, figurino e design gráfico: Anna Kühl
Trilha sonora (composição): Silas Oliveira 
Trilha sonora (execução): Silas Oliveira e banda 
Sr. Macaco; e Gustavo Sacaranello
Produção: Naiane Beck
Fotografia: Giovana Pellati

Agradecimentos

Ao meu diretor Eduardo Brasil, pela parceria e cumplicidade na vida e na arte. Meu mais que sincero agradecimento ao Barracão Teatro – Tiche Vianna, Esio Magalhães, Susana Pereira e Cau Vianna, pela parceria e acolhimento. Ao LUME Teatro, principalmente Renato Ferracini e Raquel S. Hirson. À Dora de Andrade por todo apoio e parceria na vida. Aos companheiros do Núcleo Fuga! e do Projeto Temático Fapesp: ¨Memória(s) e pequena(s) percepções" por compartilharem momentos desse processo. A Gustavo Scaranelo, pelos belos solos de guitarra. Aos queridos mestres da Técnica Klauss Vianna. Principalmente às minhas maiores alegrias da vida: Isadora e Olivia. A mamãe dança com vocês no coração, sempre! À FUNARTE, por permitir o desenvolvimento do projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dança e imaginação © 2014